Central de Monitoramento: Como Funciona?

O principal objetivo de uma central de monitoramento é monitorar sistemas de alarmes, equipamentos, operações, processos, ambientes, objetos ou pessoas, identificar sinais de eventos adversos e aplicar medidas e protocolos de segurança predefinidos.

Acompanhe o post e saiba como funciona a central de monitoramento.

O Que é Central de Monitoramento?

É um ambiente físico especialmente projetado, construído e dedicado para monitorar, ambientes internos e externos, edifícios, equipamentos, operações, bens e pessoas, recebendo, processando e analisando os dados fornecidos e intervindo quando necessário.

São centros de segurança especializados dos quais as equipes de vigilância recebem sinais, dados e informações dos sistemas de segurança eletrônica existentes.

A central de monitoramento utiliza os mais modernos meios de comunicação, dedicados a essa finalidade e pessoal bem treinado, que monitora local ou remotamente dispositivos e equipamentos eletrônicos instalados.

Respondem adequadamente aos sinais de eventos adversos e emergências de acordo com os protocolos acordados e estabelecidos. Uma característica fundamental deste trabalho é a análise e filtragem de dados e informações de entrada para reduzir as intervenções para “falsos positivos”.

Como Funciona a Central de Monitoramento?

A central de monitoramento utiliza linhas telefônicas fixas ou móveis, cabos ou canais de rádio para conexão com equipamentos de campo e equipamentos eletrônicos por meio de computadores e softwares específicos para fornecer os dados a serem monitorados.

Após a central de monitoramento receber os dados dos equipamentos de campo, ela analisa as informações e, caso seja identificada ou confirmada alguma anormalidade, é feito um plano de tratamento de acordo com as diretrizes ou procedimentos previamente estabelecidos.

Por meio desse monitoramento, quando um problema é identificado, são tomadas medidas para lidar com a situação de acordo com as normas e procedimentos padrões de cada empresa.

Isso pode variar desde o envio de equipes de resposta rápida para locais de vigilância para confirmar e conter incidentes, até a ativação de agências de segurança pública.

As atividades da central de monitoramento são realizadas por equipe qualificada contratada para este fim.

Você acabou de conferir um breve resumo sobre o que é e como funciona uma central de monitoramento. Esperamos que esse conteúdo seja útil e ajude você a tomar uma decisão sobre qual solução de segurança é a mais adequada para o seu negócio. Caso tenha dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco através do nosso site.

Conheça o Sistema IRIS

O Sistema IRIS é um poderoso Software para Empresas de Monitoramento, dispomos de várias  soluções para sua empresa aumentar o  faturamento. 

O IRIS Central é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de câmeras, controle de acesso, automação e analíticos de vídeo.

IRIS Automação, esse módulo é ideal para parceiros que desejam atuar com automação, controle de acesso e/ou portaria remota.

IRIS CMS módulo de visualização online de câmeras, permitindo que as imagens sejam abertas simultaneamente com o evento do alarme, trazendo assim maior assertividade no monitoramento de alarmes.

IRIS VMS esse módulo está intrinsecamente integrado com a visualização e gravação de câmeras, sendo possível acessar tais gravações das imagens – por evento – tanto de movimento ou 24/7. 

App IRIS Operacional permite que várias ações de monitoramento sejam realizadas à distância, mediante app instalado em um celular ou tablet.

App IRIS Security é um aplicativo desenvolvido para que o usuário do sistema tenha todo o acesso na palma de sua mão.

IRIS software de monitoramento
IRIS software de monitoramento

O Sistema IRIS é um conjunto completo de ferramentas que alinha tanto o software (capacidade lógica do sistema) quanto o serviço de suporte 24/7 para não deixar que seu processo operacional pare.