Central de monitoramento de alarme: dicas e orientações

Central de monitoramento de alarme

Uma parte importante de qualquer empresa de segurança eletrônica é a central de monitoramento de alarme, pois é nela que se concentram as informações dos clientes, os chamados recebidos e os disparos de alarmes. Por isso, separamos aqui algumas dicas e orientações para você aplicar em sua central de monitoramento de alarme. Confira! 

Saiba quais serviços oferecer aos clientes

Para manter uma central de monitoramento de alarme em funcionamento, é essencial determinar quais serviços sua empresa vai ofertar aos clientes. Alguns dos serviços mais comuns são o monitoramento de câmeras e alarmes – e tudo o que pode ser agregado a eles, como rondas, chamado de pânico, vigilância presencial, entre outros.

Sua empresa também pode oferecer ferramentas de controle de acesso, muito utilizadas em condomínios residenciais e comerciais. Outro serviço bastante interessante de oferecer aos clientes é um aplicativo de segurança, que estabeleça a comunicação entre a empresa e o cliente, e também que dê a ele algum controle sobre o sistema de segurança de sua residência.

Conte com os equipamentos certos

Para oferecer os serviços de forma confiável, é preciso contar com bons equipamentos, de qualidade testada e aprovada. Sensores ruins, por exemplo, podem causar mais disparos de alarme, aumentando os custos de operação da central de monitoramento de alarme.

Por isso, para oferecer alarme monitorado, por exemplo, invista em sensores, painéis de controle, sirenes e baterias de boa qualidade. Se for oferecer também o monitoramento de imagens, conte com fornecedores confiáveis e escolha as câmeras mais adequadas para a necessidade de cada cliente. 

Atente, ainda, para a qualidade dos equipamentos utilizados não só na instalação nos clientes, mas também na estrutura da própria central de monitoramento de alarme, localizada dentro da empresa. Os equipamentos utilizados pelos técnicos e operadores da empresa e pelos agentes de segurança que fazem o serviço tático também precisam ser de boa qualidade, para interagir da melhor forma com os equipamentos instalados e para garantir uma melhor realização do serviço prestado.

Utilize um bom software de monitoramento

Oferecendo um conjunto de soluções para a central de monitoramento de alarme, o software de monitoramento possibilita maior agilidade e integração ao monitoramento de alarmes e câmeras. É esse software o responsável por realizar a comunicação do sistema de alarme com o painel da central de monitoramento, possibilitando que os operadores da empresa verifiquem os chamados e disparos e, assim, providenciem os devidos encaminhamentos.

Além disso, um bom software é capaz de reduzir os custos operacionais da central de monitoramento de alarme. Isso porque ele automatiza diversas tarefas, reduzindo tempos de operação e permitindo a realocação de pessoal nas tarefas principais e que demandam mais atenção e cuidado.

Central de monitoramento de alarme

Mantenha uma equipe bem treinada 

Um fator muito importante para que uma central de monitoramento de alarme seja bem sucedida é a qualidade do serviço prestado. É essencial lembrar, sempre, que uma empresa de segurança eletrônica vende serviços, não equipamentos e, por isso, precisa contar com profissionais capazes de oferecer o melhor serviço possível.

Não adianta ter equipamentos de última geração se os operadores não sabem utilizá-los e se o atendimento ao cliente é mal feito. Por isso, seja criterioso na contratação, invista em capacitações constantes e ofereça treinamentos sempre que for necessário atualizar informações ou padronizar serviços.

Além disso, uma central de monitoramento de alarme bem equipada e com um bom software de monitoramento tem maiores chances de prosperar se contar com profissionais – técnicos, táticos, operadores – capazes, bem treinados e alinhados com os valores da empresa.

Conheça o Sistema IRIS

O Sistema IRIS é um poderoso Software para Empresas de Monitoramento, dispomos de várias  soluções para sua empresa aumentar o  faturamento.

O IRIS Central é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de câmeras, controle de acesso, automação e analíticos de vídeo.

IRIS Automação, esse módulo é ideal para parceiros que desejam atuar com automação, controle de acesso e/ou portaria remota.

IRIS CMS módulo de visualização online de câmeras, permitindo que as imagens sejam abertas simultaneamente com o evento do alarme, trazendo assim maior assertividade no monitoramento de alarmes.

IRIS VMS esse módulo está intrinsecamente integrado com a visualização e gravação de câmeras, sendo possível acessar tais gravações das imagens – por evento – tanto de movimento ou 24/7.

App IRIS Operacional permite que várias ações de monitoramento sejam realizadas à distância, mediante app instalado em um celular ou tablet.

App IRIS Security é um aplicativo desenvolvido para que o usuário do sistema tenha todo o acesso na palma de sua mão.

IRIS software de monitoramento
IRIS software de monitoramento

O Sistema IRIS é um conjunto completo de ferramentas que alinha tanto o software (capacidade lógica do sistema) quanto o serviço de suporte 24/7 para não deixar que seu processo operacional pare.