Gestão de riscos na segurança privada: veja como preparar sua equipe

Gestão de risco na segurança

Na segurança privada, assim como em outros segmentos de atuação, a gestão de riscos deve fazer parte das rotinas de administração do negócio. 

Ao avaliar todas as áreas de uma empresa, considerando seus processos, colaboradores, parceiros e fornecedores, é preciso dar atenção aos fatores que podem desencadear ocorrências que podem prejudicar o negócio, considerando as diferentes probabilidades para cada evento, assim como seus possíveis impactos. Por isso, compartilhamos uma breve reflexão sobre a gestão de riscos na segurança privada para preparar sua equipe.

Gestão de riscos: o que é? 

A gestão de riscos consiste em avaliar o cenário atual da empresa, seja sobre uma atividade ou setor específico, como um condomínio, mapeando as ameaças e riscos que podem existir, assim como possíveis prejuízos, danos e perdas decorrentes dos processos aplicados.

Os riscos existem! Mas a maneira como um negócio encara suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) que torna o dia a dia de uma equipe mais eficiente. Além disso, enfrentar os riscos é uma oportunidade e espaço para que soluções sejam encontradas e ideias compartilhadas. 

Como realizar a gestão de riscos na segurança privada?

No caso da gestão de riscos na segurança privada, uma boa análise permite a diminuição de ameaças para o negócio, redução nos custos e melhoria nos processos. Como não existe um modelo que seja regra, cada empresa pode desenvolver seu método, ou adaptar ferramentas e ideias que sejam mais pertinentes à sua realidade.

Métodos que podem ser implementados:

Assim como a análise SWOT pode ser um primeiro passo para realizar uma análise da gestão de riscos na segurança privada, existem outras ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas na segurança patrimonial, seja em relação aos riscos de segurança de condomínios e residências, como na segurança das pessoas envolvidas. Conheça alguns métodos: 

  • Método de Mosler

Usado para avaliar riscos de forma lógica, avaliando os riscos, a probabilidade de acontecimentos e sua base nos impactos. 

  • Brainstorming

Diante de determinada necessidade, a partir das ideias e opiniões, um grupo de pessoas se reúne para buscar soluções, seja sobre um problema já levantado ou alguma questão que ainda precisa ter a causa localizada. 

  • Diagrama da Árvore

Trata-se de um método que permite fácil visualização das probabilidades. Com o detalhamento dos riscos e o levantamento dos fatores que estão conectados a determinado problema, o gestor pode mapear a situação e propor soluções.

Como preparar sua equipe para a gestão de riscos na segurança privada?

A equipe deve estar alinhada. Para isso, é preciso saber como cada colaborador ou funcionário enxerga o negócio, o serviço que é prestado, suas atividades e aquilo que se espera dele. Para isso, as entrevistas são uma ótima ferramenta para que diferentes pessoas e setores possam ser ouvidos e contribuam para que a gestão de riscos na segurança privada seja eficiente.

Ao oferecer soluções de alto padrão, é preciso que a equipe tenha expertise e know-how sobre os serviços oferecidos, bem como receba treinamentos e atualizações sobre protocolos, ações e busca por soluções em caso de falhas, tanto de comunicação quanto de operação do sistema. 

Cada setor tem um papel fundamental para que a gestão de riscos na segurança privada traga resultados positivos, por isso é importante que a equipe esteja preparada, desde o planejamento até a operação, controle e gestão.

Gestão de risco na segurança

Algumas atitudes que podem ajudar na gestão de riscos na segurança privada

  • Avaliar processos, tecnologias, pessoas e recursos disponíveis;
  • Identificar as ameaças para o negócio;
  • Levantar quais são as inseguranças de setores e da equipe;
  • Pesquisar soluções para tais questões e adotar mudanças nos processos;
  • Analisar como as mudanças estão sendo assimiladas e avaliar sua implementação;
  • Oferecer para a equipe treinamentos frequentes, alinhados com os objetivos da empresa;
  • Realizar ações preventivas para que os riscos sejam decrescentes;
  • Estar atento ao que acontece no setor de segurança privada, percebendo quais são as demandas do mercado.

Gestão de riscos na segurança privada: qual é o papel da tecnologia?

No caso da gestão de riscos na segurança privada ou segurança patrimonial, um mercado em constante crescimento e desenvolvimento, a tecnologia é um dos fatores que devem estar conectados com as práticas de inovação. 

Com a clareza sobre os pontos de vulnerabilidade, os recursos disponíveis e a implementação de soluções e melhorias, com a frequente análise de riscos, o negócio tem mais chances de prosperar. Assim, a gestão de riscos em segurança pode ser realizada com maior assertividade. 

Como realizar segurança e monitoramento de forma simples e eficiente?

O Sistema IRIS oferece inovação e tecnologia para a operação diária de segurança e monitoramento (MVP) com suporte 24/7. Independente do tamanho de sua operação ou do tempo de atuação neste ramo, conheça o conjunto de ferramentas do Sistema IRIS e aproveite para conhecer melhor nossos serviços.

Em nosso blog você tem acesso a conteúdos exclusivos e notícias do segmento de tecnologia. Aproveite e confira outros artigos sobre segurança privada.

Para atendimento comercial, entre em contato através do nosso telefone 41 4007-2266 ou através do email mariano@sistemairis.com.br.

Conheça o Sistema IRIS

O Sistema IRIS é um poderoso Software para Empresas de Monitoramento, dispomos de várias  soluções para sua empresa aumentar o  faturamento.

O IRIS Central é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de câmeras, controle de acesso, automação e analíticos de vídeo.

IRIS Automação, esse módulo é ideal para parceiros que desejam atuar com automação, controle de acesso e/ou portaria remota.

IRIS CMS módulo de visualização online de câmeras, permitindo que as imagens sejam abertas simultaneamente com o evento do alarme, trazendo assim maior assertividade no monitoramento de alarmes.

IRIS VMS esse módulo está intrinsecamente integrado com a visualização e gravação de câmeras, sendo possível acessar tais gravações das imagens – por evento – tanto de movimento ou 24/7.

App IRIS Operacional permite que várias ações de monitoramento sejam realizadas à distância, mediante app instalado em um celular ou tablet.

App IRIS Security é um aplicativo desenvolvido para que o usuário do sistema tenha todo o acesso na palma de sua mão.

IRIS software de monitoramento
IRIS software de monitoramento

O Sistema IRIS é um conjunto completo de ferramentas que alinha tanto o software (capacidade lógica do sistema) quanto o serviço de suporte 24/7 para não deixar que seu processo operacional pare.