Central de Monitoramento: Devo Investir?

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Contar com uma central de monitoramento possibilita que a empresa de segurança ofereça soluções mais completas de segurança aos seus clientes, garantindo o melhor atendimento e a satisfação de quem conta com a empresa.

Por isso, ao pensar se você deve ou não investir em uma central de monitoramento, considere os fatores que apresentamos a seguir. Confira! 

Localização

Para pensar em onde instalar a sede de sua central de monitoramento, considere fatores como:

  • facilidade de acesso e estacionamento para receber clientes;
  • proximidade a pontos de transporte coletivo e infraestrutura de serviços como alimentação, farmácias e bancos, para maior comodidade dos funcionários;
  • segurança do local e riscos de inundação ou desabamentos;
  • acesso a serviços essenciais, como água encanada, energia elétrica, internet, telefone e recolhimento de lixo.

Antes de alugar, verifique na prefeitura se é permitido abrir uma central de monitoramento no endereço escolhido.

Exigências legais e específicas

Para abrir sua central de monitoramento, é preciso realizar procedimentos junto a diferentes órgãos, tais como Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal, Secretaria Estadual de Fazenda, prefeitura da sua cidade, Entidade Sindical Patronal, Corpo de Bombeiros Militar e sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS” da Caixa Econômica Federal.

Para garantir que todas as exigências legais serão cumpridas, o ideal é contratar os serviços de um contador, pois ele poderá orientar a realização de todos os procedimentos necessários.

Estrutura

O ideal é que a central de monitoramento seja instalada em uma área ampla, arejada e bem iluminada, não tenha poluição visual e conte com espaços de recebimento e saída de equipamentos, sala de monitoramento, recepção, escritório, banheiros e cozinha.

Também é importante contar com veículos para locomoção de técnicos e táticos. Além disso, é importante que os postos de trabalho sejam ergonômicos e de boa qualidade, pois isso reflete diretamente na qualidade e produtividade dos funcionários.

Pessoal

É possível iniciar uma central de monitoramento com uma equipe de apenas 5 pessoas para executar as funções de administração, secretaria/recepção, eletrônica (técnico e auxiliar) e monitoramento. É importante, portanto, que cada uma delas atenda a requisitos específicos para sua área.

Como uma central de monitoramento lida com a privacidade de seus clientes, é fundamental que os funcionários sejam qualificados, não tenham antecedentes criminais e apresentem o “nada consta” junto às Justiças Federal e Estadual e às Polícias Militar e Federal.

Além disso, para evitar rotatividade de funcionários e custos altos com demissões, treinamentos e recrutamento e ainda estreitar os laços entre clientes e empresa, deve-se proporcionar aos trabalhadores uma política de reconhecimento e benefícios (financeiros ou não), além de um salário correspondente com o mercado.

Equipamentos

Além da estrutura padrão de qualquer empresa, como mesas, cadeiras, impressora, computadores, telefones, armários e arquivos, uma central de monitoramento demanda também alguns outros equipamentos.

Para a instalação nos clientes, por exemplo, é preciso contar com escadas, alicates, fios e cabos, sensores e central de alarme, gravador digital e câmeras, além de ao menos uma moto para atendimento de ocorrências.

É possível comprar esses equipamentos de segunda mão, para reduzir o investimento inicial. Se for esse o caso, peça para um especialista avaliar a qualidade dos materiais eletrônicos antes de comprar, a fim de garantir a boa qualidade.

Matéria-prima/mercadoria

É indicado manter apenas um estoque mínimo de equipamentos, para não comprometer o capital de giro da empresa. Para isso, leve em consideração o número de clientes em atendimento e o tempo que os fornecedores levam para entregar os equipamentos na sede da empresa.

Disponha de equipamentos como centrais de alarme, sensores de movimento, contatos magnéticos, botões de pânico, câmeras e fios para poder oferecer serviços como instalação de alarmes, cerca elétrica e circuito fechado de televisão (CFTV), além de monitoramento 24 horas e elaboração de projeto de segurança residencial.

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Automação

Uma central de monitoramento precisa ser automatizada. Por isso, contar com um software de monitoramento é essencial ao investir em uma central de monitoramento. Isso porque, com ele, é possível acessar e armazenar imagens direto na nuvem, abrindo mão de HDs externos e diversos computadores para arquivar os registros de imagens e de informações dos clientes.

Além disso, o software de monitoramento integra todos os elementos de sua central de monitoramento, agiliza o trabalho de operadores, técnicos e agentes de segurança e ainda oferece facilidades aos seus clientes finais – como aplicativos de controle e monitoramento dos alarmes contratados. 

Custos

Montar uma central de monitoramento pode ser bastante lucrativo, já que segurança residencial e empresarial é uma necessidade crescente. Porém, para isso, é essencial controlar os custos da empresa.

Para isso, considere três grandes grupos de custos e planeje-se:

  • custos variáveis – abrangem deslocamentos, insumos e materiais relacionados à prestação dos serviços;
  • custos fixos – gastos que a empresa tem para se manter em funcionamento, como folha de pagamento, aluguel, luz, internet, manutenção de software, contador, produtos de higiene, material de escritório, entre outros;
  • despesas comerciais – agrupam impostos, taxas e comissões incidentes sobre as vendas.

Normas técnicas

Apesar de não existirem normas técnicas específicas para o funcionamento de uma central de monitoramento, existem diferente normas que regulamentam qualidade e segurança em instalações eletroeletrônicas.

Por isso, o técnico responsável pela instalação dos sistemas de segurança deverá ter conhecimento de normas como:

  • ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão.
  • ABNT NBR 5444 – Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais.
  • ABNT NBR 6689 – Requisitos gerais para condutos de instalações elétricas prediais.
  • ABNT NBR 10490 – Choques, indutores e reatores.

Confira quais normas se aplicam aos serviços oferecidos por sua empresa e certifique-se de que os técnicos contratados tenham conhecimento delas.

Fonte: SEBRAE

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