Com a insegurança que vivenciamos todos os dias nas cidades, o mercado de segurança eletrônica tem crescido cada vez mais, a fim de oferecer mais proteção no dia a dia das pessoas. E se você deseja fazer parte desse mercado, este post é para você! Confira, a seguir, algumas dicas de como montar uma empresa de segurança!
Clique e veja resumo deste conteúdo
Elabore um plano de negócio
O primeiro passo para montar uma empresa de segurança deve ser a elaboração de um plano de negócio, pois é nele que você vai estabelecer alguns pontos importantes para a abertura da empresa. Para isso, você precisa levar em consideração fatores como mercado, posicionamento e clientes, gestão financeira, serviços oferecidos, localização, entre outros.
Para elaborar um plano de negócio e montar uma empresa de segurança, faça uma pesquisa de mercado, para conhecer as outras empresas que já estão atuando e entender como elas prestam seus serviços. Isso vai ajudar, também, a entender o posicionamento de sua empresa, que pode atender a algum nicho específico ou suprir uma demanda do mercado que não está sendo suprida, percebendo também quem serão os clientes da sua empresa de segurança.
É importante, também, estabelecer o capital inicial para a abertura da empresa, que vai depender dos equipamentos a serem adquiridos para seu funcionamento e do fluxo de caixa necessário para a empresa funcionar. É bom lembrar que as empresas costumam demorar pelo menos 1 ano para começar a dar lucro, o que significa que você precisa prever esse período sem retiradas da empresa, fazendo com que o dinheiro recebido dos clientes seja reinvestido na empresa, a fim de aumentar a carteira de clientes até que ela passe a dar lucro.
Considere ainda que, para montar uma empresa de segurança, é preciso definir os serviços que serão oferecidos, tais como monitoramento de câmeras e alarmes, rondas, atendimento tático, entre outros. Também é importante definir o lugar da sede da empresa, que deve ser de fácil acesso a diferentes pontos da cidade, já que o deslocamento dos técnicos e agentes de segurança deve ser sempre o mais rápido possível.
Registre e regularize a empresa
Para montar uma empresa de segurança, é preciso registrá-la nos órgãos competentes e obter autorização da Polícia Federal para seu funcionamento. Portanto, antes de mais nada, verifique na prefeitura da sua cidade os documentos necessários para obter alvará de funcionamento, acesse o site da Receita Federal para se informar a respeito da obtenção do CNPJ e confira os documentos e processos necessários para obter a autorização de funcionamento.
O registro e as autorizações de funcionamento são essenciais para que sua empresa opere legalmente. Uma vez obtidas todas as autorizações e registros, guarde todos os documentos que comprovam essas autorizações, para eventuais conferências ou comprovações.
Contrate a equipe e obtenha os equipamentos essenciais
A equipe a ser contratada também é fator relevante na hora de montar uma empresa de segurança. Os vigilantes precisam ter vínculo empregatício com a empresa e, para poderem atuar dentro da lei, devem ter a carteira nacional de vigilante.
Além disso, nenhum dos envolvidos com a empresa pode ter antecedentes criminais, nem funcionários, nem sócios. Também é interessante aplicar testes psicológicos aos candidatos, para garantir ainda mais segurança para você e seus clientes.
Quanto aos equipamentos, assegure-se de trabalhar com equipamentos de boa qualidade, seja para fornecer aos clientes, seja para montar a sua central de monitoramento. Bons equipamentos garantem maior qualidade do serviço e têm menos chances de deixar sua equipe na mão quando mais precisarem.
Aprenda a calcular os preços e tenha um modelo básico de contrato
A gestão financeira também é parte importante no processo de montar uma empresa de segurança, já que o preço dos serviços também é fator competitivo no mercado de segurança eletrônica – assim como em qualquer outro mercado. Por isso, saber elaborar bons preços para seus serviços e produtos, garantindo uma margem de lucro interessante, mas sem perder a competitividade, pode ser o que vai garantir a longevidade e o sucesso de sua empresa.
Garantir um bom contrato de prestação de serviço de segurança eletrônica também é um diferencial na hora de montar uma empresa de segurança. E para tornar seu processo ainda mais fácil, disponibilizamos um modelo de contrato para você baixar gratuitamente, fazer as adaptações necessárias e utilizar para formalizar a relação com seus clientes.
Divulgue sua empresa para conquistar clientes
Mesmo depois de aberta, o processo de montar uma empresa de segurança ainda não chega ao fim. É preciso encontrar e conquistar clientes. Para isso, existem diferentes estratégias possíveis, como anúncios em jornais e revistas impressos ou virtuais, presença em redes sociais, panfletagem, entre outras.
O importante é que sua empresa seja vista e você (ou sua equipe comercial) realize uma forte prospecção de clientes, com um bom direcionamento, para alcançar as pessoas certas e fechar mais negócios com menos esforço. Confira nossas dicas de como divulgar sua empresa nas redes sociais e de como fortalecer a retenção de clientes – outro ponto importante na hora de montar uma empresa de segurança.
Conheça o Sistema IRIS
O Sistema IRIS é um poderoso Software para Empresas de Monitoramento, dispomos de várias soluções para sua empresa aumentar o faturamento.
O IRIS Central é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de câmeras, controle de acesso, automação e analíticos de vídeo.
IRIS Automação, esse módulo é ideal para parceiros que desejam atuar com automação, controle de acesso e/ou portaria remota.
IRIS CMS módulo de visualização online de câmeras, permitindo que as imagens sejam abertas simultaneamente com o evento do alarme, trazendo assim maior assertividade no monitoramento de alarmes.
IRIS VMS esse módulo está intrinsecamente integrado com a visualização e gravação de câmeras, sendo possível acessar tais gravações das imagens – por evento – tanto de movimento ou 24/7.
App IRIS Operacional permite que várias ações de monitoramento sejam realizadas à distância, mediante app instalado em um celular ou tablet.
App IRIS Security é um aplicativo desenvolvido para que o usuário do sistema tenha todo o acesso na palma de sua mão.