O mercado de segurança eletrônica está em constante ascensão e, por isso, é muito comum surgirem novas empresas nesse setor. Mas também é muito comum que esses novos empresários cometam erros graves, que dificultam, e muito, o sucesso da empresa.
Certamente, você comete ou já cometeu erros graves, que prejudicaram ou ainda prejudicam a sua trajetória. Por isso, listamos aqui os 5 erros cometidos na gestão em segurança eletrônica e damos algumas dicas de como parar de fazer errado. Confira!
Um dos erros mais comuns cometidos por quem entra no mercado de segurança eletrônica é vender barato demais por não reconhecer os custos de sua empresa, os valores da hora trabalhada, dos equipamentos e da operação como um todo. É comum encontrar profissionais baseando o preço de seus serviços nos equipamentos que adquire, apenas colocando uma porcentagem sobre o valor. Isso é um erro bastante perigoso.
Para fazer diferente, é preciso reconhecer quanto valem o dia e a hora de trabalho, considerando também os valores gastos com despesas como combustível, energia elétrica, internet, aluguel da sede e demais custos envolvidos na operação. Também é importante conhecer a média do mercado, investir em diferenciais e, então, cobrar acima dessa média. Isso porque, quando você vende barato, prejudica o mercado e ainda perde a oportunidade de receber o que é justo pelo seu serviço.
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Outro erro bastante comum entre as empresas e trabalhadores da segurança eletrônica é não conhecer, de verdade, as tecnologias com que trabalha e as que estão disponíveis no mercado. Isso porque entender as tecnologias vai além de saber que elas existem ou como é seu funcionamento básico.
Para se diferenciar no mercado de segurança eletrônica, é essencial compreender todas as funções de cada equipamento utilizado por sua empresa. Isso amplia as possibilidades de uso desses equipamentos e ainda mostra para o cliente que sua empresa é especialista em segurança eletrônica.
Por isso, estude os equipamentos que sua empresa utiliza e outros disponíveis no mercado, para compreender o que pode ser oferecido para seus clientes ao utilizá-los. Muitas vezes, saber configurar uma câmera corretamente ou ativar notificações de push logo na instalação podem ser o diferencial que seu cliente deseja e valoriza.
É bastante comum encontrar técnicos em segurança eletrônica, já com muito tempo de serviço, que têm a convicção de que conhecem tudo de segurança. É possível que, de fato, esses profissionais entendam muito dos equipamentos e tecnologias, mas quando pensamos em administrar uma empresa de segurança eletrônica, o conhecimento precisa ser mais amplo. Conhecimentos de marketing e vendas, capacidade de gestão de recursos e de pessoas e visão de administrador são características essenciais para quem quer abrir ou já abriu uma empresa de segurança.
Nesse sentido, buscar cursos de marketing, vendas e empreendedorismo, por exemplo, também pode ser um diferencial para sua empresa, que poderá ter processos mais estruturados, uma melhor organização interna e, consequentemente, um melhor serviço prestado.
Se você pensa pequeno porque ainda é pequeno, vai continuar pequeno para sempre. Esse é outro erro bastante comum na gestão em segurança eletrônica entre as empresas.
Para crescer e se destacar no mercado, é essencial se espelhar nas grandes empresas, entender como elas se comportam e de que forma elas se posicionam no mercado.
Padronizar uniformes de funcionários, investir em uma fachada bonita, manter o escritório sempre organizado, contar com um bom software de monitoramento, tudo para impressionar o cliente e mostrar para ele que sua empresa é séria e competente. Ter clareza de onde quer que sua empresa esteja e se posicionar no mercado como tal é essencial para alcançar o sucesso esperado!
Quando você compra um carro zero, a concessionária oferece 5 anos de garantia, certo? Mas, em troca, você precisa fazer todas as revisões, nos prazos estipulados, para não perder a garantia. E você vai, não vai?
Com a sua empresa de segurança, você pode (e deve!) fazer isso também – mas muitas empresas não fazem!
Ao instalar equipamentos em um novo cliente, estabeleça com ele um contrato de manutenção, com visitas programadas para cada 3 meses, por exemplo. Dessa maneira, você garante não apenas o pagamento de um valor mensal, mas também a presença da sua empresa no imóvel do cliente. Isso significa ser visto, ser lembrado e ser reconhecido.
Aqui nesse link você pode baixar nosso modelo de contrato de prestação de serviços de segurança eletrônica, para utilizar em sua empresa. Aproveite essa oportunidade e nunca mais cometa o erro de não fazer contrato de prestação de serviço em sua empresa de segurança eletrônica!
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