Confira como funciona a integração das câmeras ao sistema de alarmes na central de monitoramento

integração das câmeras ao sistema de alarmes

Mais simples do que pode parecer, a integração das câmeras ao sistema de alarmes é a conexão que se estabelece entre as imagens geradas pelas câmeras e os sensores de alarme na central de monitoramento, por meio do software de monitoramento

Isso significa que essa integração é a união de dois tipos de equipamentos bastante importantes para a segurança de ambientes, capaz de proporcionar maior assertividade na proteção de pessoas e patrimônios.

Então, confira a seguir como funciona a integração das câmeras ao sistema de alarmes na central de monitoramento e saiba quais são suas vantagens!

Como funciona essa integração?

Para colocar em prática a integração das câmeras ao sistema de alarmes, antes de mais nada, é necessário instalar câmeras posicionadas próximas aos sensores de alarme, em zonas de alarme internas e externas. Cada zona pode contar com uma ou mais câmeras.

Uma vez que as câmeras e os sensores de uma zona de alarme estão em funcionamento, é feita a integração das câmeras ao sistema e, ao ser gerado um evento dessa zona, o operador, ao selecionar o evento, poderá ter acesso diretamente à câmera associada à zona onde ocorreu o disparo.

Existe também a possibilidade de utilizar câmeras que já contam com sensores de detecção de movimento, mas elas precisam ser de alta resolução e devem ser programadas para que façam uma detecção assertiva tanto de dia como de noite – o que pode ser bastante complexo, já que, durante a noite, há movimentação de cães, gatos e ratos, por exemplo, além das diversas sombras formadas pelas luzes que iluminam diferentes pontos, gerando detecções falsas de movimento. Por isso, o ideal mesmo é utilizar sensores de infravermelho ou de barreira, pois eles conseguem fazer uma detecção mais assertiva, mesmo à noite.

De qualquer forma, a integração das câmeras ao sistema de alarmes, realizada por meio do software de monitoramento, é o que garante vantagens tanto para sua empresa como para seus clientes. Veja, a seguir, quais são essas vantagens.

Quais as vantagens de realizar a integração das câmeras ao sistema de alarmes em sua central de monitoramento?

Como já apontamos aqui, a integração das câmeras ao sistema de alarmes possibilita um monitoramento mais assertivo para seus clientes, pois sua empresa poderá realizar ações mais bem-direcionadas, definindo o que deve ser feito de acordo com o que é visto nas câmeras.

Além disso, a integração das câmeras ao sistema de alarmes elimina gastos de sua empresa com deslocamentos desnecessários, pois é possível observar pelas câmeras se o disparo de alarme foi real ou falso e, a partir disso, enviar o tático apenas quando é realmente necessário.

integração das câmeras ao sistema de alarmes

Outra vantagem interessante da integração das câmeras ao sistema de alarmes na central de monitoramento é a possibilidade de vender seu serviço como um videomonitoramento de ocorrências, em vez de videomonitoramento de imagens. A diferença entre esses dois tipos é que o videomonitoramento de imagens pressupõe que os operadores estejam monitorando as imagens das câmeras de segurança de forma constante, com as câmeras abertas nas telas da central de monitoramento o tempo todo – uma prática que tornaria inviável a realização do serviço. 

Videomonitoramento de ocorrências

No videomonitoramento de ocorrências, por outro lado, o operador abre a câmera apenas quando há uma ocorrência de alarmes, ou seja, quando há uma detecção de movimento pelos sensores, causando o disparo. Dessa forma, o operador observa as imagens apenas quando é relevante observá-las.

E além das vantagens que a integração das câmeras ao sistema de alarmes traz para sua empresa, quando ela é feita utilizando o Sistema Iris é possível, ainda, estabelecer prioridades em relação a cada zona de alarme. Isso significa que a área interna de uma empresa ou residência, por exemplo, pode ter maior prioridade que a área externa deste imóvel, garantindo uma assertividade ainda maior para o serviço prestado por sua empresa de segurança eletrônica.

Conheça o Sistema IRIS

O Sistema IRIS é um poderoso Software para Empresas de Monitoramento, dispomos de várias  soluções para sua empresa aumentar o  faturamento.

IRIS Central é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de câmeras, controle de acesso, automação e analíticos de vídeo.

IRIS Automação, esse módulo é ideal para parceiros que desejam atuar com automação, controle de acesso e/ou portaria remota.

IRIS CMS módulo de visualização online de câmeras, permitindo que as imagens sejam abertas simultaneamente com o evento do alarme, trazendo assim maior assertividade no monitoramento de alarmes.

IRIS VMS esse módulo está intrinsecamente integrado com a visualização e gravação de câmeras, sendo possível acessar tais gravações das imagens – por evento – tanto de movimento ou 24/7.

App IRIS Operacional permite que várias ações de monitoramento sejam realizadas à distância, mediante app instalado em um celular ou tablet.

App IRIS Security é um aplicativo desenvolvido para que o usuário do sistema tenha todo o acesso na palma de sua mão.

IRIS software de monitoramento
IRIS software de monitoramento

O Sistema IRIS é um conjunto completo de ferramentas que alinha tanto o software (capacidade lógica do sistema) quanto o serviço de suporte 24/7 para não deixar que seu processo operacional pare.

Precisa de ajuda?