Sistema de câmeras para condomínios: quais alternativas oferecer aos seus clientes?
Um sistema de câmeras para condomínios é uma ótima maneira de reforçar a segurança e manter a tranquilidade dos moradores e funcionários. Mas qual o melhor sistema para recomendar e instalar para os seus clientes?
Muitas vezes, essa dúvida aparece por existirem diversas opções no mercado. Afinal, a tecnologia avança muito rápido e nos oferece muitas opções e facilidades, ao mesmo tempo. Então, hoje vamos conversar sobre esse tema: quais alternativas de sistema de câmeras para condomínios você pode oferecer ao seu cliente?
Afinal, de nada adianta vender os melhores e mais modernos equipamentos, se eles forem instalados sem um bom plano de segurança e vigilância. Observar os pontos estratégicos de cada condomínio, para a instalação das câmeras de segurança, é fundamental para aumentar a segurança e reforçar a vigilância. Alguns desses pontos são:
– Câmeras externas;
– Muros;
– Portões de garagem;
– Portões sociais, entre outros.
O sistema de câmeras de segurança também pode auxiliar na vigilância dos espaços comuns do condomínio, como espaços de lazer, elevadores e estacionamentos. Nesses locais as imagens ajudam a registrar e a resolver ocorrências, como furtos, roubos, invasões, entre outros. Além disso, podem auxiliar o síndico na gestão do condomínio, como a verificação do fechamento dos portões pelos moradores, manutenção das áreas comuns e mau uso das instalações, por exemplo.
Confira como funciona a integração das câmeras ao sistema de alarmes na central de monitoramento.
Atualmente, temos dois sistemas de câmeras de segurança no mercado: o analógico e o digital ou IP. Porém, os sistemas digitais são muito mais utilizados, por apresentarem mais facilidade no cabeamento, instalação facilitada, qualidade de imagem e sinal e, também, a conexão com os sistemas de nuvem.
Veja alguns dos tipos de câmeras de segurança mais utilizadas em condomínios:
Estas câmeras são chamadas assim por seu formato lembrar uma munição de arma de fogo. São modelos bastante utilizados para monitorar as áreas externas do condomínio. Afinal, um dos seus objetivos é chamar a atenção para o monitoramento da área, o que aumenta a segurança no local. Geralmente, possuem tecnologia de infravermelho, para visão noturna, e podem ser instaladas no sistema CFTV.
Veja mais: Como garantir a qualidade do seu projeto CFTV?
É uma câmera que possui ótima qualidade e foco nas imagens. Por isso, pode ser usada em locais onde é necessário um melhor enquadramento do ambiente protegido. Mesmo se instalada mais longe, proporciona boa nitidez das imagens. Pode ser instalada no sistema CFTV.
Também muito conhecidas, estas câmeras são chamadas assim por terem um formato de domo. São menores e mais discretas, portanto, são recomendadas para os espaços internos do condomínio, como elevadores, hall de entrada ou portaria. Também possui tecnologia com infravermelho e podem ser adaptadas ao sistema CFTV.
Apesar de possuírem o nome e o formato parecido, a Speed Dome tem características diferentes das câmeras Dome. Proporcionam captação das imagens em 360º e possuem a função zoom. Por isso, são bastante indicadas para sistema de câmeras para condomínios que possuem espaços mais amplos, com bastante circulação de pessoas. Alguns modelos não contam com a tecnologia do infravermelho, mas estas câmeras possibilitam que suas imagens sejam acessadas à distância, com ligação na central CFTV.
Veja também: 7 equipamentos para empresa de segurança para investir agora mesmo!
Após fazer um estudo do local e escolher os equipamentos a serem instalados, optar pela automação do sistema de câmeras para condomínios é o próximo passo. Assim, você poderá fazer uma melhor gestão dos seus serviços, atender melhor os seus clientes e também oferecer um serviço mais ágil e com maior qualidade.
Para isso, conheça o Sistema Iris de Monitoramento: um conjunto de ferramentas e tecnologias para ajudar você a fazer a gestão dos seus serviços de segurança eletrônica. Para mais dicas para sua empresa de segurança, acompanhe o blog do Sistema Iris. Acesse o nosso site para conhecer nosso sistema de monitoramento.