Qual a diferença entre software de monitoramento em nuvem e desktop?

software de monitoramento em nuvem

Se você já conhece o Sistema Iris, certamente já descobriu o módulo Cloud, que permite o armazenamento de todo o software na nuvem. No entanto, ainda é bastante comum surgirem dúvidas em relação às diferenças entre um software de monitoramento em nuvem e um desktop, já que as duas opções seguem disponíveis no mercado. 

Por isso, neste post, trouxemos algumas das principais diferenças entre esses dois tipos de software, considerando infraestrutura, mobilidade de acesso, armazenamento, segurança e backup. Confira!

Infraestrutura

Um dos principais diferenciais do software de monitoramento em nuvem em relação ao desktop é a infraestrutura necessária para colocar cada um deles em funcionamento. Ter um software desktop demanda um grande volume de equipamentos a serem instalados diretamente na empresa, como servidores, computadores e HDs externos, além de toda a fiação necessária, que envolve tanto cabos de rede como de energia. É comum que um software desktop precise de uma sala exclusiva para ele, com controle de temperatura e proteção contra quedas de tensão, pois precisa rodar sem parar e sem esquentar.

Por outro lado, com o software de monitoramento em nuvem é necessário ter apenas os computadores que serão utilizados pela equipe para acessar o sistema – o que, no fim das contas, representa uma economia significativa de espaço e de dinheiro. 

Mobilidade de acesso

Outra diferença importante entre um software de monitoramento em nuvem e um desktop é a mobilidade de acesso oferecida por um, mas não por outro.

Enquanto o software desktop demanda que as informações e todo o sistema sejam acessados diretamente nos computadores conectados por fio ao servidor, o software de monitoramento em nuvem possibilita que qualquer computador autorizado e com acesso à internet, onde quer que esteja, acesse o sistema. Isso significa muito mais praticidade para toda a equipe, especialmente em face ao crescimento dos trabalhos remotos. 

Armazenamento

A capacidade de armazenamento também é uma importante diferença entre software de monitoramento em nuvem e desktop. Assim como a instalação do software desktop demanda uma sala exclusiva e muito mais espaço e infraestrutura, sua capacidade de armazenamento também depende, de certa forma, do espaço físico disponível na empresa. Isso porque, no caso do desktop, as informações, imagens e todos os backups realizados ficam armazenados diretamente nos computadores e HDs externos da empresa. 

Com o software de monitoramento em nuvem, no entanto, o armazenamento é feito na nuvem, não ocupando espaço na empresa. Além disso, sempre que for necessário, a empresa de segurança pode comprar mais capacidade de armazenamento. Isso torna muito mais fácil o gerenciamento de toda a informação.

Segurança

Outro fator importante a ser considerado quando comparamos um software de monitoramento em nuvem a um desktop é a segurança das imagens e informações geradas, utilizadas e movimentadas pelo sistema. No software desktop, a possibilidade de roubo ou acesso indevido às informações é muito maior, já que elas estão armazenadas dentro da empresa, em dispositivos que podem ser facilmente carregados, copiados ou substituídos, e que também estão sujeitos à destruição em caso de desastres como incêndios ou inundações, por exemplo.

O software de monitoramento em nuvem, por sua vez, permite o bloqueio do acesso às imagens e informações, exigindo senha e rastreando o acesso a elas. Dessa forma, mesmo que uma pessoa tente acessar o sistema para copiar ou apagar uma informação, por exemplo, precisará comprovar sua identidade e terá seu endereço IP registrado.

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Backup

O backup das informações e das imagens geradas pelo sistema de monitoramento precisa ser feito com frequência, para manter o sistema operando sem perder ritmo ou qualidade, e também sem que as informações se percam caso alguma pane aconteça. No caso do software de monitoramento em nuvem, o backup pode ser feito de forma automática, com frequência a ser determinada pela própria empresa, de acordo com as necessidades da equipe e da operação.

No software desktop, porém, o backup precisa ser feito pelos operadores e salvo em dispositivos físicos. Isso demanda tempo de trabalho do operador, que precisará não só colocar a máquina para fazer o backup, como também nomear e armazenar corretamente o dispositivo onde as informações foram salvas. 

Nesse sentido, o software de monitoramento em nuvem ajuda a automatizar a operação da empresa e aumenta a produtividade de toda a equipe.

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IRIS Automação, esse módulo é ideal para parceiros que desejam atuar com automação, controle de acesso e/ou portaria remota.

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IRIS VMS esse módulo está intrinsecamente integrado com a visualização e gravação de câmeras, sendo possível acessar tais gravações das imagens – por evento – tanto de movimento ou 24/7.

App IRIS Operacional permite que várias ações de monitoramento sejam realizadas à distância, mediante app instalado em um celular ou tablet.

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